terça-feira, 4 de agosto de 2009

Amiga Solidão



Não tinha que ser assim. É preciso controlar a situação.
Fiz tudo o que pude e até muito além...
Um trago num cigarro e tudo volta. É o gosto da solidão presente.
Ela se esconde, mas sempre esteve aqui comigo. Muda, calada, apenas esperando o momento certo do ataque. Quando me vejo mais fragilizada, mas vulnerável, mais confusa.
Ela é uma companheira, de tão presente, assim se faz. E mesmo que "outras solidões" me sigam, é ela que sempre me vai ser fiel. Até o fim.
Enganação achar que havia acabado, se no momento de maior sufoco, olho para os lados e é ela quem vejo por lá.
Por tantas vezes procurei teu rosto. Onde estava?
Foi preciso o mundo dar tantas voltas para que as coisas ficassem como eu queria que ficassem...
Mas hoje os tempos são outros e eu já não posso voltar atrás.
Não é justo...
É o toque, o ruído do sorriso, o jeito de fechar os olhos ao sorrir. O cheiro da pele e da respiração.
Mas e as dores, os desamores, os horrores?
E os outros rostos que fizeram parte disso tudo?
Existe algum vão no mundo no qual podemos atirar as lembranças ruins?
Não, não existe. Esse vão existe em mim e será eterno, assim como a solidão me acompanha.
Hoje a dor é controlável e o sofrimento também. Se em outrora parecia que morreria a cada palpitação maior, a cada ausência, a cada não. Hoje sei que sou maior. Mas foi preciso muito tempo e paciência para entender isso.
Ninguém merece meu desespero. Ninguém merece meus olhos inxados e úmidos.
Não páro para pensar em consequências, pois nos únicos e poucos momentos que parei para fazê-lo me vi completamente imersa em pensamentos turvos, os quais eu não podia controlar.
Vou seguindo, vou levando. E a "eterna amiga" segue comigo, mesmo que por vezes, disfarçada.




"A saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver."


{Saudade, Pablo Neruda}


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário